Um dos principais motivos para abrir um CNPJ para fonoaudiólogo é a formalização do seu negócio com o CNPJ o fonoaudiólogo poderá emitir nota fiscal, pagar imposto de forma correta e sair da informalidade, dando mais profissionalismo ao paciente
Abrindo um CNPJ para fonoaudiólogo
O fonoaudiólogo é um profissional que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas de desenvolvimento de linguagem, audição, fala, fluência, articulação, deglutição, mastigação e respiração. Tendo uma demanda muito grande nos últimos tempos.
O CNPJ para fonoaudióloga pode ter alguns tipos jurídicos, bem como:
Empresário Individual (EI): A Empresa Individual é um regime empresarial constituído por uma única pessoa, ou seja, sem sócios. Essa natureza jurídica caracteriza-se como a constituição de apenas uma pessoa como responsável pela empresa. Aqui o nome da empresa deve ser composto pelo nome do proprietário, seja completo ou apenas uma abreviação.
Sociedade Unipessoal Limitada (SLU): A Sociedade Unipessoal Limitada é uma empresa voltada para negócios com único sócio, sem a atuação de sócios. O empreendedor pode ser o único dono da sua própria empresa, tendo a proteção patrimonial da separação entre CPF x CNPJ.
Sociedade Limitada (LTDA): A Sociedade Limitada é uma empresa destinada para empresas com dois ou mais sócios. Sendo que cada um é responsável por sua quota. As quotas, ou partes, que cada um tem da empresa são determinadas pelo valor investido pelos sócios.
O que acabamos de relatar são os tipos jurídicos que o fonoaudiólogo pode abrir, o tipo jurídico de uma empresa não impacta diretamente no imposto da empresa para fonoaudióloga, iremos abordar agora sobre alguns imposto que ocorre.
Fonoaudiólogo pode ser MEI?
Não, o fonoaudiólogo não pode ser MEI, por que a categoria MEI foi criada para formalizar os pequenos empreendedores e profissionais autônomos, e o fonoaudiólogo é um profissional regulamenta com formação acadêmica e conselho de classe, sendo assim a atividade de fonoaudióloga não consta na lista permitidas do MEI.
O MEI Microempreendedor é para formalizar atividades que não tem formalização, por isso foi criado sendo assim a tributação do MEI prioriza o recolhimento de INSS.
Imposto CNPJ para fonoaudiólogo
O Fonoaudiólogo tem duas tributações principais que pode optar uma delas é o simples nacional que tem o imposto reduzido e unificado, sendo a maioria dos casos como mais vantajoso.
Dependendo do tamanho da clinica e faturamento do fonoaudiólogo, a tributação também pode ser do lucro presumido, porém com alíquota alta o mais aconselhável é fazer um planejamento tributário para ver qual a melhor opção
No Simples Nacional para fonoaudiólogo é mais vantajoso para quem está começando e tem um faturamento na media dos R$25.000,00 mensal.
O fonoaudiólogo tem uma tributação diferente das demais atividades do simples nacional, assim ele é FATOR R tributário.
O que quer dizer Fator R tributário para fonoaudiólogo?
O fonoaudiólogo, para diminuir o imposto, precisa de um custo de folha de pagamento de 28% em relação ao faturamento.
Como a maioria do fonoaudiólogo não tem funcionário, ou quando tem é uma secretaria para agendar e organizar as coisas do consultório.
O Fonoaudiólogo para diminuir a tributação pode tirar um pró labore, que é um salário que o sócio tira da empresa sendo assim, irá pagar INSS e IR caso passe o valor da isenção de Imposto de Renda.
Mas isso é bem tranquilo de se fazer quando se tem uma contabilidade especializada em tributação para fonoaudiólogos.
A The Control contabilidade tem atendimento e expertise para atender as fonoaudiólogas tendo sucesso na regularização e diminuição dos imposto mensalmente
O processo do CNPJ para fonoaudiólogo é demorado?
Dependendo da cidade e estado, a maioria das cidades hoje o processo de abertura de cnpj é totalmente online, necessitando só de documentos para que a contabilidade possa enviar os dados e assim liberar os documentos de registro.
Algumas cidades são mais demoradas, outras mais rápidas, nas capitais o registro é bem mais rápido na média de 20 dias para emissão do CNPJ e inscrição municipal.
O que mais demora para as fonoaudiólogas é a questão das licenças como DVISA pois como é área da saúde mesmo sendo apenas um consultório, a vigilância sanitária verifica as condições e atendimento.
Os documentos para abrir um CNPJ para fonoaudiólogo
Para abertura de CNPJ hoje em dia os documentos são mais básicos mas essenciais para fazer um bom contrato de identificação e total registro nos órgãos.
Documentos como:
- Cópia simples do RG;
- Cópia simples do CPF;
- Certidão de casamento (se for casado);
- Carteira do órgão regulamentador conselho de fonoaudiologia
- Cópia simples do comprovante de endereço residencial;
- Última declaração do IR (Imposto de Renda) caso tenha enviado
Documentos para abertura cnpj para fonoaudiólogo :
- Cópia simples do comprovante de endereço da sede da empresa (se for diferente do endereço residencial);
- Cópia do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou de outro documento que conste a Inscrição Imobiliária.
- Atividades da empresa;
- Razão Social e Nome fantasia da empresa.
Após a contabilidade juntar todas as informações para abrir o CNPJ da fonoaudióloga, tem o rito do processo.
- Registro na Junta Comercial
- Cadastro do CNPJ
- Inscrição Municipal
- Opção Simples Nacional.
- Contratação de uma contabilidade especializada em atividade de fonoaudiologia.
Atualmente toda essa documentação para abrir CNPJ para fonoaudiologa é totalmente de forma digital, abrindo o cnpj digitalmente, facilitando a velha burocracia no empreendedorismo.
Contabilidade para fonoaudiólogo
Todo esse processo de abertura de CNPJ para fonoaudiologia é bem feito por uma contabilidade especializada, evite tentar fazer sozinho pois o enquadramento do regime tributário é essencial para que o fonoaudiólogo pague menos impostos.
O mais importante a tributação e emissão de nota fiscal é toda orientada por uma contabilidade especializada para atender o CNPJ para fonoaudiólogo.
A The Control contabilidade especializada para fonoaudiólogo pode lhe ajudar com todo o processo de abertura de CNPJ e assessoria mensal, fazendo com que você fique regularizada e pagando menos impostos.