A Comissão de esporte do senado federal dia 20/09/2023 aprovou o projeto de Lei ( PL) que permite que os valores pessoais gastos com mensalidades da academia seja descontado na base de cálculo da declaração anual de ajuste do imposto de renda pessoa física,
Além das despesas com academia no caso da mensalidade, poderá deduzir gastos com o instrutor de educação física, o Personal Trainer, no caso o personal trainer sempre a parte da mensalidade, os personais trainer pessoais e personal externo que tem nas academias.
o projeto tem como ideia incentivar a atividade física que ao longo prazo reduz a propensão a doenças de pessoas sedentárias.
A Despesas com academia sendo aprovado, poderá ser deduzido no Imposto de Renda, caso seja aprovado o projeto, será mais uma dedução para deduzir no Imposto de renda.
As academias deverão emitir nota fiscal do serviço, para assim o aluno conseguir deduzir o valor no imposto de renda, as grandes redes de academia já emitem nota fiscal normal, automaticamente, pois quase todas são assinaturas mensais creditadas no cartão de crédito.
Agora as pequenas academias que ainda não emitem nota fiscal? Que não tem nem o cnpj, como ficará? Sem contar algumas academias como MEI que nem pode ser MEI
Mesma questão de aplica ao PERSONAL TRAINER, poderá emitir nota fiscal e assim o aluno deduzir o custo da academia no Imposto de renda. Porém maioria dos personal trainer não tem cnpj, não tem nem o MEI já que não pode ser MEI
Veja aqui como abrir um cnpj para personal trainer
Muita atenção para que não seja pego de surpresa com a lei aprovada e alunos querendo nota fiscal para deduzir no Imposto de renda.
A The Control Contabilidade é uma das poucas empresas especializadas na tributação para personal trainer, temos dezenas de personal trainer regular, com CNPJ, pagando menos imposto e ainda emitindo a nota fiscal para seu aluno.
Não perca tempo personal trainer e regularize seu negócio.