Um dos custos alto que a empresa tem é o custo trabalhista, engloba os direitos e ainda tem os tributos que é pesado, mesmo para pequenas empresas do Simples Nacional, e para completar você acaba tendo problema com um colaborador, identificando um funcionário improdutivo, faz com que a produtividade da empresa aumente.
Quando a empresa começa a ter vários problemas, de tarefas não concluídas, clientes reclamando de serviços atrasados, e-mails não respondidos, é hora de analisar o que está acontecendo.
Podem ser vários fatores, mas no cronograma da empresa, um funcionário improdutivo aquela na metade da cadeia do serviço, pode por fim na produtividade, então vamos ter que analisar e identificar a improdutividade ou o excesso de tarefas designadas.
Identificando o primeiro sinal de improdutividade
A improdutividade é um mal que deve ser cortado da empresa, pois é prejuízo, e esse prejuízo começa quando o funcionário dar mais desculpas do que resultado.
Então mora o perigo, pois começa a criar dificuldades nas tarefas e desculpas disso, daquilo e lá se vai a produtividade, é necessário entender se essas dificuldades são realmente dos serviços, tarefas ou é uma falha e improdutividade do funcionário.
O bom líder, pode identificar essas dificuldades e delegar para outras a função, testando o funcionário que por alguma coisa tornou-se improdutivo.
O medo como Sinal do funcionário improdutivo
Quando falamos que a improdutividade tem sinais, esse é um deles, o medo, medo de tomar decisões, algumas vezes esse medo é perfeccionista, e o que acontece é que ele posterga as tarefas e serviços fazendo com que atrase e acumule serviços.
A indecisão ocasionada pelo medo, torna improdutivo o funcionário, e o certo é o gerente remanejar os serviços para outro funcionário para analisar se é devido a dificuldade do serviço ou improdutividade ocasionado por não saber fazer o serviço.
Identificando um funcionário improdutivo por medo, tarefas atrasadas por falta de decisão, falta de atitude, perfeccionismo demais.
Atitude de reclamação
A atividade de reclamação de um funcionário tem que ser analisada de várias formas pelo gestor, pode ser realmente uma falha da empresa, ou pode ser uma reclamação de um improdutivo.
Quando a reclamação é analisada para empresa, deve se corrigir, seja o controle interno, seja a estrutura, dependendo do que se trata a reclamação, mas uma observação, a reclamação é constante? Se for nem pense muito é funcionário insatisfeito.
O certo é analisa corrigir se for o caso e analisa reclamação demais, desculpas demais, é como se vai identificando um funcionário improdutivo
Passar tudo pela chefia.
Ser criativo, ter atitude faz parte de um funcionário produtivo, porem toda decisão ter que ser levada para a chefia, nisso tem sinais de desinteresse e jogar a responsabilidade para outro, indecisão já falamos anteriormente.
Decisão rápida, atitude, personalidade, quando não se tem isso, sempre pede conselho para a chefia, decisões sempre ir na chefia, ou tem algum problema com decisão ou é jogar decisão para outro.
Claro que cada caso é um caso, porem quando a chefia dar autoridade para tomar decisões e mesmo assim tem que passar pela chefia, é onde se consegue ir identificando um funcionário improdutivo e tomar as devidas decisões.
Não evoluir
ser produtivo envolve, buscar conhecimento, melhorias de equipe, de processo, o funcionário que sempre evolui é um funcionário produtivo, a empresa tem sempre que identificar e investir nesse tipo de colaborador.
O contrario que é o funcionário que não evolui, não acompanha o mercado, as mudanças, a quantidade de clientes, a qualidade dos serviços, não procura se reciclar, é fácil identificar um funcionário improdutivo assim.
Mas vale ressalvar a mesma forma comentada em outros tópicos, a empresa ajuda ou não o funcionário a evoluir? Empresa que disponibiliza, treinamentos, capacitação, novas tecnologias, é uma empresa que investi no colaborar.
Identificando um funcionário improdutivo e encorajando a melhorar
um bom gestor quando identifica a improdutividade tenta saber qual o real problema, e para isso deve encorajar para que o funcionário busque melhorias, sendo mais ativo.
Encorajar, saber o que desanimou, o que ficou improdutivo e ter a atitude certa a ser tomada para que tenha mais produtividade
Treinamentos costumam funcionar bastante, sempre bom a empresa dar certos incentivos, metas cumpridas valor x no salário do mês.
Certa vez uma empresa esta com problema devido os funcionários terem faltas injustificadas no mês, então a estratégia da empresa foi, para os funcionários que não tivessem falta injustificadas, uma cesta básica no mês.
Isso deu uma redução significativa na empresa de falta, muitos deixaram de faltar para receber as cestas que sempre vinham com coisas novas, diferentes, é um incentivo.
Esse mesmo exemplo serve para trabalhar a improdutividade, cumprimento de metas, cumprimento de vendas, cumprimento de problemas resolvidos, não custa nada a empresa bonificar, se a produtividade aumenta o lucro.
Resumo da identificação de um funcionário improdutivo
- Medo, o medo é um dos fatores da improdutividade, medo de tomar decisões, de tomar atitudes com medo de repressão, de errar.
- Reclamação, identificar se a reclamação realmente é de um funcionário que reclama que é improdutivo, ou dos serviços difíceis e estrutura que a empresa oferece e faz com que o funcionário seja improdutivo.
- Passar tudo pela chefia, esse é um erro grande, indecisão, tentar passar a responsabilidade para outro, não ter responsabilidade e saber decidir.
- Não evoluir, funcionário que não evolui, não acompanha os avanços da empresa, não procura melhorar, fazer curso, atualizar.